U
|
m dos itens que auxilia a composição de uma atmosfera de loja é a
musica ambiente. A música tem o poder de influenciar o humor de nossos clientes
e pode ditar a velocidade com que farão as compras e analisarão os produtos. A
música estimula que o cliente compre mais. Quanto mais rápido o ritmo da música
maior a velocidade que o cliente fará a compra, em compensação musicas mais
lentas desaceleram o ritmo de compras e aumentam o tempo de permanecia do
consumidor na loja. O vídeo abaixo mostra clientes olhando produtos em uma loja
enquanto uma música rápida estava tocando e quando a música é trocada para um
ritmo mais lento os clientes acabam olhando os produtos com mais calma.
Dessa forma é importante escolhermos com cuidado a seleção de
musica ambiente, lembrando sempre que é principalmente para agradar os
clientes, portanto essa seleção não será necessariamente o tipo de música
favorita da equipe da loja, mas sim um estilo tranquilo que agrade a maioria
das pessoas como MPB e baladas. Devemos nos atentar também ao volume do som,
mantendo num nível que possibilite ouvir a música suavemente, como um fundo.
A musica também melhora o trabalho da equipe, pois deixa os
funcionários mais felizes e produtivos, diminuindo a rotatividade da equipe. Claro
que para que isso ocorra não podemos colocar o mesmo CD para tocar o dia
inteiro, pois nesse caso os funcionários ficarão irritados!!
Na farmácia a música pode auxiliar a criação de uma atmosfera de
compras e influenciar o humor dos clientes. Quando a música é rápida os
clientes aumentarão sua velocidade e ficarão menos tempo na loja e quando é
mais lenta o cliente permanece mais tempo.
Muito interessante!! A música tem efeitos realmente impressionantes sobre o humor e a saúde das pessoas, palavras musicadas tocam as emoções mais fácil e rapidamente que palavras ditas ou escritas.
ResponderExcluir